Ciclo de Palestras

O V Ciclo de Palestras, oferecido pelo Museu de Zoologia em parceria com o Curso de Ciências Biológicas, propicia uma discussão acerca de variados temas e tem como objetivo a reflexão/ação, o desenvolvimento da criticidade e a busca de soluções para problemas sócios-ambientais.

Neste ano de 2022, o tema da XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Unesc é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, alinhado com a temática da Semana Nacional.

Este tema remete um olhar histórico sobre o desenvolvimento da ciência no país, e propõe reflexões sobre como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do Brasil ao longo de dois séculos. 

Neste sentido o V Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia visa apresentar um panorama da história da conservação da natureza e das áreas protegidas no sul do país, bem como um panorama geral do desenvolvimento da pesquisa científica e seus desafios nas áreas de conservação da fauna marinha.

Programação

26/10/2022 19h – 22h PALESTRA PRESENCIAL – Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

Palestrante: Pedro Volkmer de Castilho – Coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos – BS em Laguna. Serão abordados conteúdos como: objetivos do Projeto, sua abrangência, atividades, monitoramentos de longo prazo, sua importância para a conservação e empregabilidade para biólogos.

 

27/10/2022 19h – 22h PALESTRA VIRTUAL – APA da Baleia Franca: História, objetivos e desafios

Palestrante: Renata Vargas – Gestora da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – ICMBio – MMA. Serão abordados conteúdos como: um breve histórico da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, conceito de Unidades de Conservação, finalidades e objetivos da APA da Baleia Franca, principais desafios de gestão da APA da Baleia Franca


25/10/2022 a 27/10/2022 – Mini palestras sobre a atuação do Museu de Zoologia no litoral sul de Santa Catarina com os alunos das escolas visitantes.