Você conhece arqueologia? Você já se perguntou o que faz um arqueólogo?

Garantimos que em algum momento de sua vida você já se deparou com temas que fazem parte do universo da pesquisa arqueológica. Pois o que a arqueologia faz é estudar os vestígios materiais que foram produzidos por pessoas em diversos momentos da história em variados locais ao redor do mundo, inclusive na nossa região, Sul de Santa Catarina. A partir destes vestígios, podemos entender como era o modo de vida de diferentes sociedades, assim, compreendendo as transformações culturais que se estendem da pré-história a contemporaneidade.

Em 2022, a XIII edição da SCT acontece de forma virtual e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, neste sentido, o VII Workshop de Arqueologia, inserido na programação, entra totalmente em diálogo com esta temática visto que por meio do estudo que a ciência arqueológica faz a respeito dos povos originários e comunidades tradicionais sabe-se que a relação destes com o meio ambiente era de integração, desta forma a arqueologia é um mecanismo para evidenciar que nossa sociedade, pautada na esfera cientifica, tem muito a considerar sobre os conhecimentos tradicionais dos povos originários e comunidades tradicionais.

Este ano o VII Workshop de Arqueologia que é oferecido pelo Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Curso de Geografia, História e Ciências Biológicas, funcionará no formato de palestras e Oficinas onde objetiva-se interligar a ciência arqueológica à diversas áreas de conhecimento.

Publico-alvo e local do evento

VII Workshop de arqueologia terá como foco alunos e professores do Ensino fundamental, médio, graduação e Pós Graduação sendo permitida a participação da comunidade por meio de aviso prévio (ver item inscrição).

dados do evento

Data:  25 e 26 de OUTUBRO de 2022, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
Local: atividades presenciais no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) e online pelas plataformas Google Meet e YouTube.

atividades ofertadas

programação

– Dias 25 e 26/10/2022 (terça-feira e quarta-feira) – 08:00h às 17:00h (atividades presenciais no Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS))

Oficinas: Arqueologia em Sala de Aula: Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas e Tradicionais.
Ministrantes: Juliano Bitencourt Campos; Fabiano Alves Karai; Carolina Porto Luiz; Leticia David; Lucas Siebert; Estefani de Oliveira Serafim.

– Dia 27/10/2022 (quinta-feira) – 19:00h às 22:00h (online pela plataforma google meet)

Mesa redonda: Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Ministrantes: Juliano Bitencourt Campos; Mikael Miziescki; Michele Gonçalves Cardoso; Paulo Sérgio Osório; Izabel Regina de Souza; Michelle Maria Stakonski Cechinel; Gustavo Simão; José Gustavo Santos da Silva; Edson Zilli.

– Dia 28/10/2022 (sexta-feira) – 19:00h às 20:30h (online pela plataforma youtube)

Palestra: Desafios das pesquisas científicas nos Geoparques Mundiais da UNESCO: áreas múltiplas do patrimônio.
Ministrante: Miguel Angel Cruz-Pérez
Professor adjunto de patrimônio geológico e geodiversidade no Programa de Pós Graduação em Ciências da Terra na UNAM/México. Faz parte da equipe técnica e científica do Geoparque Mundial da UNESCO Comarca Minera, México. Integrante do quadro de avaliadores da UNESCO.

 

inscrições

ESCOLAS DA REGIÃO

A participação no VII Workshop de arqueologia é gratuita. As escolas deverão realizar agendamento pelo e-mail lapis@unesc.net até 17/10/2022, informando quantidade de alunos, turno que pretende participar.

ACADÊMICOS E PROFESSORES DA UNESC/PARTICIPANTES DA XIII Semana de Ciência e Tecnologia.

Devem realizar a inscrição via programação do evento da XIII Semana de Ciência e Tecnologia.

comunidade em geral

A participação nas palestras será permitida. Interesse em participação entrar em contato via e-mail: lapis@unesc.net. As palestras são abertas ao público.
Workshop:

Arqueologia em Sala de Aula – Patrimônio arqueológico e a história e cultura dos Povos Indígenas e Tradicionais.

Juliano Bitencourt Campos (Palestrante) – Doutor em Arqueologia. Atualmente é Professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC), nos cursos de Graduação em História, Geografia e Ciências Biológicas. Pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS/UNESC). Pesquisador do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (NEAB/UNESC). É sócio efetivo na Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

Mikael Miziescki (Palestrante) – Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) no Colégio Unesc. É Coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

Fabiano Alves Karai (Palestrante) –– Liderança Guarani da Terra Indígena Tekoá Marangatu, Imaruí, SC. Graduado em Pedagogia (Uniasselvi). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC). Integrante do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (NEAB/UNESC)

Carolina Porto Luiz (Palestrante) – Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista (CAPES). Historiadora licenciada e bacharel.

Leticia David (Palestrante) – Bolsista do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Lucas Siebert (Palestrante) – Bolsista do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Realizadores

COMISSÃO ORGANIZADORA

– Juliano Bitencout Campos
– Mikael Miziescki
– Lucas Seibert
– Leticia David.
– Carolina Porto Luiz
– Carlos dos Passos Paulo Matias
– Gisele Rezende
– Edson Zilli
– Gislaine Beretta
– Fabiano Alves
– Tarcísio Roldão da Rosa
– Estéfani de Oliveira Serafim